Laboratório de Psicologia da Moralidade

Publicações do LAPSIM - Capítulos de Livro (até 2016/1)

Publicações do LAPSIM (Até 2016/1)

Capítulos

ABREU, E. F. ; ALENCAR, H.M. . O papel do professor na formação moral e ética de estudantes universitários. In: Alvany Maria dos Santos Santiago e Ana Lucia Barreto da Fonseca. (Org.). Psicologia e suas interfaces: estudos interdisciplinares. 1ed.Salvador: Edufba, 2016, v. 1, p. 219-232.

BORGES, L. S. ; ALENCAR, H. M. ; RIGONI, P. V. M. S. . Juventude e violência: uma análise teórica sob a perspectiva da Psicologia da Moralidade.. In: Fernanda Helena de Freitas Miranda; Andrea dos Santos Nascimento. (Org.). Da Psicologia Social à Psicologia do Desenvolvimento: Pesquisas e Temáticas do Século XXI.. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 193-208.

ABREU, E. F. ; ALENCAR, H. M. Moral e ética: considerações e implicações. In: Geida Maria Cavalcanti de Sousa; Elzenita Falção de Abreu. (Org.). Olhares diversos... encontros possíveis. 1ed.Curitiba - PR: Editora CRV, 2013, v. , p. 47-62.

ALENCAR, H. M. ; MARCHI, B. F. ; COUTO, L. L. M. ; ROMANELI, M. S. ; LIMA, M. G. Educação em valores morais: uma análise de três experiências no Espírito Santo. In: Menin, M.S.S.; Bataglia, P.U.R.; Zechi, J.A.M.. (Org.). Projetos bem-sucedidos de educação em valores. 1ed.São Paulo: , 2013, v. , p. 238-272.

PESSOTTI, A. M. ; ORTEGA, A. C.; ALENCAR, H. M. . A trapaça no contexto do juízo e da ação moral. In: Claudia Broetto Rossetti; Antonio Carlos Ortega. (Org.). Cognição, afetividade e moralidade: estudos segundo o referencial teórico de Jean Piaget. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. 1, p. 179-194.

ANDRADE, A. N.; ALENCAR, H. M. Juízos de surdos sobre humilhação no trabalho versus sobrevivência da família. In: Claudia Broetto Rossetti; Antonio Carlos Ortega. (Org.). Cognição, afetividade e moralidade: estudos segundo o referencial teórico de Jean Piaget. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. 1, p. 195-214.

VALE, L. G. ; ALENCAR, H. M. A generosidade em contraposição à obediência à autoridade: juízos morais de crianças e adolescentes. In: Claudia Broetto Rossetti; Antonio Carlos Ortega. (Org.). Cognição, afetividade e moralidade: estudos segundo o referencial teórico de Jean Piaget. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2012, v. 1, p. 215-236.

ABREU, E. F. Projeto de vida profissional de estudantes de psicologia: um estudo no campo da moral e da ética. In: Darlindo Ferreira Lima; Silvia Raquel dos Santos de Morais. (Org.). Ética , saúde e violência: temas contemporâneos na prática psicológica. 1ªed.Olinda: Livro Rápido, 2011, v. 1, p. 1-216.

BORGES, L. S. ; ALENCAR, H. M. Homicídio doloso: uma caracterização de histórias do delito a partir dos dados encontrados sobre o transgressor e as circunstâncias do crime. In: Edinete Maria Rosa; Lídio de Souza; Luziane Zacché Avellar. (Org.). A produção da Psicologia Social no ES: memórias, interfaces e compromissos.. 1ed.Vitória: ABRAPSO/ PPGP, 2008, v. 1, p. 47-56.

ALENCAR, H. M. A moralidade e os sentimentos. In: Sávio Silveira de Queiróz; Antonio Carlos Ortega; Sônia Regina Fiorim Enumo. (Org.). Desenvolvimento e aprendizagem humana: temas contemporâneos. Vitória e Linhares: Programa de Pós-Graduação em Psicologia - Ufes & Centro de ensino Unilinhares - Curso de Psicologia, 2005, v. , p. 79-104.

ALENCAR, H. M. ; ORTEGA, A. C. O método clínico no estudo da moralidade. In: Sônia Regina Fiorim Enumo; Sávio Silveira de Queiróz; Agnaldo Garcia.. (Org.). Desenvolvimento Humano e Aprendizagem: algumas análises e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003, v.1 , p. 121-140.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.